quinta-feira, 25 de junho de 2009

Chá branco ou chá verde?

Eles se destacam pelas muitas vantagens nutricionais que apresentam. Porém, o que ganhou a cena nos últimos tempos foram seus efeitos milagrosos no quesito emagrecimento. Mas será que as várias goladas amargas de chá verde ou chá branco rendem os resultados que você espera? Chá verde Ele reinava absoluto entre os outros tipos de chá, até ser colocado em xeque pelo chá branco, que disputa a soberania. A boa reputação não é para menos: seus efeitos antioxidantes vêm de uma substância chamada catequina que, além de controlar a ação dos radicais livres e diminuir os riscos de desenvolvimento das doenças cardiovasculares, ajuda a driblar o envelhecimento precoce.
Mas não adianta contar só com ele e esperar os quilinhos a mais desaparecerem. É importante também seguir uma dieta pobre em gorduras saturadas, com pouca participação de carboidratos de alto índice glicêmico e alimentos industrializados, e rica em alimentos integrais. Sem esquecer de fracionar as refeições em, pelo menos, cinco porções ao dia.
Por conter cafeína, o consumo da bebida deve ser limitado ao período da tarde, a fim de evitar transtornos do sono. Pessoas sensíveis à cafeína podem sofrer com dores de cabeça, irritação e mau humor, caso exagerem nas doses de chá verde.
Nunca beba o chá após as refeições, pois a cafeína compete com outros nutrientes, como ferro e vitamina C, prejudicando a absorção pelo organismo.
Chá branco Este tipo de chá possui as mesmas características nutricionais do chá verde. Ele passou a perna em seu concorrente por ser feito com folhas mais jovens. Essa é a única diferença entre os dois. O chá branco é extraído da mesma erva que o chá verde e o chá preto, a Camellia Sinensis. Porém, o chá branco é colhido apenas uma vez ao ano e é composto por brotos e flores da planta, numa composição de mais nutrientes potencialmente ativos.
A diferença na hora da colheita da erva muda o sabor do chá, que tem um gosto mais doce e suave. Os benefícios, no entanto, continuam como os do chá verde.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vinho


Torne o friozinho ainda mais charmoso e cheio de saúde!

Um bom vinho combina com qualquer estação, mas é perfeito para o inverno, além de aquecer o corpo... dependendo da companhia torna o ambiente romântico... um vinho tem o seu valor!!!!

E para a saúde é recomendado uma taça de vinho por dia para mulheres e duas para homens.

O vinho tinto tem mais antioxidante do que o branco, por isso têm efeito positivo em relação ao colesterol bom, possui ação antiinflamatória e protege contra doenças cardiovasculares.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Mel com canela

Imagem: Internet
Olhem que interessante!
A mistura de mel com canela cura muitas "doenças".
Que ótima notícia, curar doenças com produtos naturais... tem coisa melhor?
Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.

Doenças do coração
Faça uma pasta de mel com canela, coloque no pão, comer regularmente no café da manhã, no lugar da manteiga e geleia.
Reduz o colesterol das artérias, o uso regular diminui a falta de ar e fortalece as batidas do ♥.

Artrite e Infecções de rins
Misturar uma xícara de água morna com 2 colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó.
Beber uma xícara pela manhã e outra pela noite.

Colesterol
2 colheres de sopa de mel com 3 colheres de chá de canela em pó, misturado em 1/2 litro de água.
Tomar 3x ao dia.
Resfriado, sinusite, tosse
1 colher de sopa de mel com 1 colher de chá de canela em pó, tomar com frequência.

Garganta
1 colher de sopa de mel com 1/2 colher de sopa de vinagre de sidra, tomar de 4 em 4 horas.

Perder peso
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes do café da manhã, beba mel com canela em pó numa xícara de água.

Dor de dente
Fazer uma pasta, com 1 colher de chá de canela em pó e 5 colheres de chá de mel, aplicar no dente 3x ao dia.

Picadas de insetos
1 colher de chá de mel, 2 colheres de chá de água morna e 1 colher de chá de canela. Faça uma pasta e esfregue sobre a picada, alivia a dor e a coceira.

OBS: O MEL NUNCA DEVE SER FERVIDO

sábado, 13 de junho de 2009

Salve Santo Antônio

Que Santo Antônio abençõe todos vocês meus amigos(as), e aos que ainda não encontraram um grande amor, calmaaaaa já vai chegar... a demora pode ser até grande, mas com certeza vai valer a pena.

Mais uma do limão

Imagem: Internet


Vocês, sabiam que o perfume cítrico do limão melhora o humor, e o óleo da casca intensifica os sentimentos positivos?


Se você não é amante da frutinha ( o que é uma pena ), você pode pôr o azedinho no seu dia com, velas, difusores, óleos de banho e outras coisas feita do limão.


Vale também espalhar pela casa vasilhas com raspinhas da casca: ela perfumam os ambientes e afastam as traças.


EU ♥ LIMÃO!!!!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alimentos para combater o mau-humor

Imagem: Internet


Conheça a alimentação que diminui o nervosismo, a ansiedade e o cansaço e que tem o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, diminuir a irritação e espantar a tristeza, entre outros benefícios.

Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

Banana: Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia.


Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio.


Frutos do mar: Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega-3(gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração.


Mel: Estimula a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer.


Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata.


Uva: A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim . Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso, é rica em glicose, por isso é um bom energético.

Jabuticaba: É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos.


Ovos: As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.

Fabiana Borrego é nutricionista especialista em nutrição clínica e gastronomia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails