quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Amamentando

Achei esta matéria muito interessante... e é um assunto que sempre estamos com dúvidas... AMAMENTAÇÃO!!!!!


Receitas de uma boa amamentação

Amamentar não é um dom materno, que nasce com a mulher. Nem toda mamãe consegue amamentar seu filho sem alguma ajuda. E muitas, sem ajuda, desistem no meio do caminho. E como a amamentação hoje em dia é muito incentivada, mas não bem orientada, as mamães ficam com uma culpa enorme por não conseguir.

A mamãe sabe da importância do amamentar seu filho e o bebê sabe sugar. O problema está em juntar esses dois atos, principalmente quando o pequeno chora de fome. Quanto mais o bebê chora, mais a mamãe fica nervosa e mais difícil é amamentar.

Amamentação é um ato que deve ser aprendido, explica a fonoaudióloga Jamile Elias. A profissional dá dicas importantes para facilitar a amamentação e evitar problemas comuns nesta fase de vida.

A primeira delas é procurar um lugar tranqüilo para amamentar, onde mamãe e bebê possam se curtir ao máximo. A posição ideal para uma melhor amamentação é aquela em que o bebê abocanhe toda aréola do seio da mamãe. A posição normalmente mais fácil de fazer isso é aquela em que o bebê fica barriga com barriga com a mamãe, em que a cabecinha fica acomodada na volta de dentro do cotovelo da mamãe, facilitando também o contato olho a olho de mãe e bebê.

Se seu bebê já acorda berrando de fome, tente acordá-lo um pouco antes para que não chore de fome, dificultando a pega. O bebê estará mais calmo, abocanhará a aréola e nem mamãe e nem bebê ficarão estressados na hora da amamentação.

Segredinhos - Caso o bebê tenha o hábito de acordar com fome logo depois de ter mamado, como se não tivesse "comido", as mamães podem fazer o seguinte. Antes de dar o peito, esvazie-o um pouco para retirar o leite anterior que é constituído basicamente por água.

“É esse leite que mata a sede do bebê, por isso que um bebê amamentado somente no peito não precisa nem de água. Depois de esvaziado, o leite que ficará no peito será o posterior que contém mais gordura, matando mais a fome do bebê e o saciando melhor, oferecendo a ele um maior tempo de sono”, conta Jamile Elias.

Outro erro comum que não sacia a fome do bebê é mudar de peito sem esvaziar o primeiro completamente. Fazendo isso, o bebê toma todo o leite anterior de um peito e do outro peito. Quem não fica de barriga cheia depois de beber um monte de água? Mas a fome aparece rapidinho e é por isso que o bebê que acabou de mamar os dois peitos acorda logo chorando de fome. Deixe o bebê esvaziar todo um peito para depois oferecer o outro, assim terá certeza que o bebê mamou o leite anterior e o posterior.

Mesmo que o bebê não chore de fome, é bom esvaziar o peito um pouco antes de amamentar, principalmente se as mamas estiverem muito cheias, para o bebê abocanhar melhor toda a aréola. Quem consegue beliscar uma bexiga quando está completamente cheia? Se esvaziarmos fica mais fácil. É o que acontece com o bebê, abocanhar um peito muito cheio é mais difícil, assim o bebê abocanha somente o bico, machucando, e às vezes muito, a mamãe. Mamas pouco mais vazias são fáceis de abocanhar e toda a aréola ser pega, sem risco de machucar o bico.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br

10 comentários:

  1. Oi Si adorei o post sobre amamaentação!

    Tenho pensado muito, mas muito mesmo sobre isso e com fé em Deus vai dar tudo certo!

    beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Oi Si!! Como tu tá?! E o bebê?!
    Adorei o post! Li tudinho!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  3. Super interessante o post

    como vc está? e o baby?

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  4. Oi Si, eu tive algumas dificuldades para amamentar minha filha, pois meu seio feriu bastante. Quase desisti. Mas persisti e depois de alguns dias consegui amamentá-la normalmente, sem dor, e foi uma benção! Que bom que gostou do texto sobre a adoção, é um assunto que mexe muito comigo! Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Eu amamento! e dou graças a Deus por alem da maternidade ele ter me consedido essa graça de amamentar.
    Não tem preço esta ligação, este laço que você cria com oseu BB!
    Estarei empre por aqui!

    ResponderExcluir
  6. Oi Si... Obrigada pela força viu?
    Continue torcendo por nós, pois, hj perdi uma batalha mais não a guerra. rsrsrsr
    Não vou me desaminar.

    PS: Vou virar exper no assunto amamentação assim. rsrsrsr

    Beijos Karla.

    ResponderExcluir
  7. Passando para conhecer seu blog. Adorei e parabéns pela descoberta do sexo do seu bebê.
    Também estou grávida, mas ainda com 14 semanas.
    Depois passa lá nos meus blogs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada!!! Tmbém achei seu blog lindo!!!
    Vou te seguir tb e acompanhar sua reta final.
    Ainda não sabemos o sexo, vamos tentar ver no dia 09/11.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tava vendo o post de baixo... eee mais um menininho! Bem vinda ao mundo azul!!!

    Sobre amamentação, adorei a matéria! Eu não sabia esse negócio de leite anterior e posterior não!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. oi si adorei esse blog é maravilhoso eu andressa pesso muito a deus pARA Q EU POSSA AMAMENTAR MEU BEBE PQ ISSO É UMA COISA DIVINA E MUITO ESPECIAL. BEIJÃO.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails