"Não vejo a hora de ter você nas mãos... sentir teu cheirinho... ai, ai... reta final!!!"
Sintomas, sinais e sensações
Físicos:
* Movimentos fetais fortes e regulares;
* Aumento da umidade vaginal (leucorreia);
* Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
* Prisão de ventre;
* Azia e dificuldade de digestão;
* Câimbras nas pernas;
* Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;
* Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
* Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
* Dores nas costas;
* Falta de ar e dificuldades para respirar;
* Insônia;
* Sensação de coceira no abdomen;
* Contrações de Braxton Hicks (vide paragrafo: Algumas Possíveis Preocupações);
* Colostro, que pode gotejar dos seios.
Emotivos:
* Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto;
* Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo;
* Um desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você | |
Ele vira de cabeça para baixo: |
Algumas Possíveis Preocupações
Falta de Ar e Dificuldades para Respirar:
Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do utero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas. Na realidade, essas alterações no sistema respiratório durante a gravidez, consentem à gestante inspirar mais ar e usá-lo de forma mais eficiente, e não se preocupe pois isso ar não significa que você ou o bebê recebam pouco oxigênio. Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos.
Contrações de Braxton Hicks:
São absolutamente normais, e de intensidade leve e indolor. Você poderá começar a sentí-las em algum momento durante o terceiro trimestre. Na realidade trata-se do seu utero que está se exercitando para quando iniciar o trabalho de parto. Próximo do nono mês, as contrações de Braxton Hicks começam a ser mais frequentes e mais intensas.
Preparando-se para o Parto:
Antigamente, a expressão "preparando-se para o parto" significava estar com o quarto do bebê já decorado, com o enxoval já pronto, e a mala da maternidade próxima à porta. As mulheres pouco sabiam sobre o que esperar do trabalho e do parto. Os maridos, então, sabiam menos ainda. Hoje, o parto deixou de ser um assunto totalmente ignorado, e passou a representar algo que as mães e os pais buscam informações e respostas precisas à todas as suas dúvidas e preocupações. Mãe e pai, juntos, querem e devem participar da experiência que é o parto: o esforço da mãe durante as contrações, o amparo do pai na hora da dor, o primeiro choro do bebê, a emoção de cortar o cordão umbelical. Querem e devem também estar preparados para todas as situações que envolvem este momento tão especial e único. O casal que teve a oportunidade de se informar, quer seja em livros, manuais, ou com o próprio obstetra; que participou de cursos preparatórios para o parto, e que aprendeu durante toda a gravidez o que se passou com o corpo da mãe e do bebê, chega ao momento do parto sentindo-se mais seguro e com menos ansiedade. Podendo assim vivenciar um dos momentos mais incríveis da natureza humana.
Fonte: http://www.clubedobebe.com.br
Muito bom estar grávida, né ? Aiai...
ResponderExcluirBjs procês !
Vc esta barriguda???/ Que lindo!!!
ResponderExcluiré o primeiro?
Qual o sexo? já sabe?
E o nome?
Muita felicidade...muita luz, pra vocês
Adoro esses posts, sabia?!
ResponderExcluirSei cada vez mais sobre essa fase linda, pq um dia ainda vou ser mamãe né?! ;)
Bjus, Lu
Ai Si... Senti esses trem tudo ai?
ResponderExcluirJa que temos q passar por isso, então, la vamos nós se Deus quiser em 2010 rsrsrsrsrsr
Um final de semana lindo!
Beijos Karla.
Oi amiga tudodebom pra vc e seu menininho! Sabe ontem sonheicomum bebezinholindo talvez seja o seu.beijos.
ResponderExcluirMenina vc ta quase, quase, coisa boa!
ResponderExcluirE bem assim mesmo tem dias que me sinto tão cansada q preferia ja estar na reta final, mas como TODO mundo diz: sentiremos saudade! Então o jeito é relaxar e aproveitar o momento!
Beijo grande
Parece ser muito louco e perfeito este processo,né.
ResponderExcluirBeijos
oH SIIIIIIIIIIIII NÃO PRECISAVA FAZER O DEPOSITO NÃO MINHA FLOR ,ENTENDEMOS MUITO BEM A SUA CORRERIA COM A MUDANÇA E TB COM ESSA BARRIGUINHA LINDA AI!vC NÃO PRECISAVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA AI SI MEU NEM SEI O QUE TE DIZER AGORA!!!BJS DA DRIIIIIIIIIIIIIIIIIII
ResponderExcluirOi Si! Parabéns pelos 8 meses. Nunca fui mãe, mas acho que isso é uma dádiva de Deus!! Você já escolheu o nome?
ResponderExcluirAhh só pra agradecer! brigada pela visita no meu blogger e com certeza fico feliz de poder estar no seu tb.. grande semana pra você abraços!
Oba!!! Vem um bebê aí... Sempre que entro aqui revivo um pouco da minha alegria quando estava grávida. Até os bonequinhos do lay out do blog estão em sintonia. Uma delícia de cantinho.
ResponderExcluirUm beijo e boa semana pra você
Gravidinha...quer dizer gravidona né...reta final !!!! rsrs
ResponderExcluirObrigadinha pelo recadinho...vender não é comigo não amiga...passei por uma experiência uma vez (com os coelhos não sei se vc viu) e quero só diversão pra mim mesmo...rsrs
Beijim