segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cuidados com Umbiguinho

O cordão umbilical era o elo entre a mamãe e o bebê quando o pequenino ainda morava na barriga dela. Pelo cordão, a mãe alimentava seu filho com nutrientes e oxigênio. Ao nascimento, o cordão é cortado a uns dois centímetros da barriga do bebê, deixando esse bebê um pouquinho mais independente da mamãe.Esse corte na ligação entre a mamãe e o bebê pode ser um dos motivos para que exista um grande medo na hora de cuidar do coto umbilical.

Outro motivo é o medo da mamãe machucar o bebê. Quanto a isso as mamães podem ficar tranqüilas, o coto umbilical, que nada mais é que o pedaço do cordão que ainda ficou no nenê, não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.

Os cuidados com o coto umbilical são de essencial higiene quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois de cair também. A região deve permanecer seca para agilizar a cicatrização e limpa para evitar infecção.

Geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo. Alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso o que poderá retardar sua queda em até 25 dias.

Higiene é fundamental - O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.A mamãe deve elevar o coto umbilical suavemente e com um chumaço ou uma haste de algodão deve limpar bem a base onde o coto se insere na barriga.

Retire qualquer secreção que lá esteja e enquanto o algodão sair escuro, repita a limpeza com novo algodão. Utilize uma gaze para secar caso o coto fique molhado
em excesso. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.

Durante os cuidados, o bebê pode chorar, mas não se preocupe. O bebê não chora de dor, chora pelo incômodo da temperatura fria do álcool.Não há com o que se preocupar na hora do banho. O coto umbilical pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro. Depois deve ser feito a secagem e limpeza.

Não é aconselhado utilizar faixas, cinteiros ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região. Faça uma dobra na fralda, embaixo do coto umbilical.

Depois da queda do coto, a região ainda deve ser limpa com álcool e algodão por pelo menos dez dias, já que o tecido ainda está em fase de cicatrização. Um alerta: não use mercúrio ou merthiolate, pois intoxicam e, no caso o mercúrio, “camufla” uma possível intoxicação devido à cor avermelhada.

Se a região ao redor do coto umbilical apresentar-se excessivamente avermelhada, secreção exagerada ou forte sangramento pode ser infecção e o pediatra deve ser procurado.Em alguns bebês, depois que o coto cai, o umbigo pode inchar e continuar a vazar um pouco. Isso é chamado de granuloma umbilical e desaparece rapidamente com o tratamento adequado.Pode surgir também uma protuberância abaixo do umbigo conhecida como hérnia umbilical. Dificilmente causa problemas e desaparece aos poucos, geralmente antes da criança completar cinco anos.

Dicas

A mamãe deve lavar as mãos cuidadosamente antes de fazer a higiene do coto umbilical e se possível fazer a limpeza do coto antes de trocar a fralda que pode estar contaminada pelas fezes e transportar germes para o coto.

Vale ressaltar novamente: mercúrio ou merthiolate estão proibidos na higiene do coto, pois intoxicam e disfarçam uma possível infecção devido à cor avermelhada do mercúrio.

Existem fraldas descartáveis com um orifício na altura do umbigo do bebê para não comprimi-lo e deixá-lo arejado.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br

12 comentários:

  1. Si, lembro que numa trocada de fraldas da Júlia puxei sem querer aquele pregador imenso que colocam no nenêm e sangrou, eu entrei em histeria, sozinha sozinha e sozinha, primeira filha, foi o pior dia da minha vida...engraçado que ela nem aí, eu coloca o alcool, aquele especial q mandam colocar, e ela nem se mexia, eu achando que ela ia ter hemorragia até morrer..rsrsrs
    Meu Deus sou muito neurótica

    ResponderExcluir
  2. Oi Si!!! Mais uma dica super útil, adorei!!!
    E tu obrigada por me parabenizar pela rifa!! Menina, eu nunca ganho nada!! Mas agora ganhei um montão de coisas!! Ueba!! hehehe
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  3. OI SI, e pensar que ninha nãe fez tudo isso com o meu.

    Realmente, ser mãe é "padecer no paraiso",segundo o dito popular, e muito mais -como você acaba de forma competente e didática de demonstrar - e também no ...umbigo!(rs).

    Um abração carioca e obrigado pela suas generosas visitas aos meus blogs.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus foi tranquilo pra mim essa fase...
    ainda bem...

    e vc, como está?

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que suas dicas estão ajudando a muitas futuras mamães!!
    Beijos querida!!

    ResponderExcluir
  6. Oi lindonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa como esta essa barriguinha hein???eu amei a foto que vc colocou fiquei aqui um tem´~aoolhandoooooo ...já pensou quando seu baby chegar ai que eu vou olhar mesmooooooooooo oh delicia viu!Ta na reta final mesmoooooooooooooooooooo!Se Deus quiser logo ele ta aqui e ai kkkkkkkkkkk bjs pra vc minha amiga fica com Deus!Ah bjs na barrigaaaaaa claro!

    ResponderExcluir
  7. OI Si, apesar de ter sido uma mamãe de primeira viagem, eu não tive nenhum problema com o umbigo de minha filha. Eu mesma curei e ele caiu em 06 dias!! E ficou perfeitinho, fundinho, lindo! Eu procurei ficar bem tranquila e segui o que as enfermeiras do posto haviam ensinado, só lavar, secar com cotonete, bem de levinho e envolver em gase embebida em álcool. Mais nada! Deu tudo certo, graças a Deus! Beijocas

    ResponderExcluir
  8. O finalzinho da gravidez é uma ansiedade só, né ? :-)))) Vai dar tudo certo ! É o teu primeiro ?

    **********

    Eu também tenho muita vontade de aprender a costurar rsrsrsrs. O equipamento já tá aqui, agora é começar ! Bjsssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Si, tá só nos preparativos né amiga... ain, acho que estou tão ansiosa quanto vc rsrsrs.

    Adorei o comentário que vc fez hoje lá no blog, obrigada pelas palavras e pelo carinho, vc é uma fofa!

    Beijoca =)

    ResponderExcluir
  10. Si caramba cade vc!????????????????? aheiiiii barrigudinha heeeeeeeeeeeeeeee
    Escuita euzinha lindona...qual o dia da mudança hein???????depois me conta pra euzinha nao ficar preocupada e mais uma coisinha chegando lá liga primeiro o pc antes da geladeira ta!E + uma coisa cade as fotinhas da casa nova quero ver si to curiosa meuuuuuuuu kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjks estralados e o baby ta bem?????? depois conta ta! bjs de novo pra vc

    ResponderExcluir
  11. Menina... AMEI, salvei e imprimi pro papai ler também! hehe
    Eu tinha MUITAS dúvidas quanto ao cordão! Brigadão mesmo!! =D

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho uma dúvida... Sou mãe de primeira viagem e tenho um bebe de 3 meses, fiz direitinho o que o pediatra ensinou... Sempre higienizava o coto umbilical e usava alcool a 70%, mas o umbigo do meu bebe ainda não entrou. Será que ainda vai entrar??? Não sei oque fiz de errado... Me ajuda por favor!!!


    Beijo Beijo Beijo...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails